Nadis, Ida, Pingala e Sushumna






Nadi é uma palavra em sânscrito que significa canaleta, ou fluxo do nada, é o canal pelo qual circula a energia prana pelo nosso corpo e Reiki ou outros sistemas para quem e sintonizado.
Nadis são usados para levar a energia de força vital( conhecido como prana em sânscrito) ou cósmica ( reiki ), através do corpo. Elas são ativas quando circulam no canal Pingala e Passivas quando estão no canal Ida. 
Quando ativada a kundalini a energia vital circula pelo canal sushumna.




Nadi  Ida : É o canal da esquerda e condutor de energia lunar (negativa, tranquilizadora). Este canal começa do lado esquerdo do 1 ° Chakra e termina na narina esquerda. Quando a energia flui por Ida , tomamos consciência de nosso corpo. Há prevalência do sentimento em relação ao pensamento.


Nadi Pingala– É o canal da direita e condutor de energia solar (positiva, estimulante). Este canal começa no lado direito do 1° Chakra e termina na narina direita. Serve como meio da energia solar. Está relacionado com a energia intelectual e mental.



Sushumna – É o canal central, que percorre todos os Chakras (do 1° ao 7°) e por meio do qual se processa a descida e subida do Prana.A força vital dentro de Sushumma é mais forte quando os outros dois canais se encontram em equilíbrio.


Quando o prana está fluindo livremente por meio dos nadis, é como se os três rios se encontrassem no ajna chakra, o terceiro olho. Poderíamos dizer que seria a união entre os opostos, simbolizada pela união do Sol e da Lua.

Quando os nadis estão bloqueados , o terceiro olho permanece fechado. Quando começamos a criar consciência do movimento sutil do prana, as tensões diminuem e a ignorância começa a desaparecer do mesmo modo quando começamos aplicar reiki nos chakras e nos hemisférios direito e esquerdo do cérebro estaremos liberando a passagem de prana


Existem diversas técnicas para equilibrar os canais Ida e Pingala. podemos usar Reiki, técnicas de pranayama, meditação e etc.
chakras nadis